Por que adotar a telemetria na gestão de frotas?

Gerir uma frota veicular, independente do tamanho, é algo muito trabalhoso. O cargo exige dedicação total, pois a qualquer momento imprevistos acontecem e isso requer ações rápidas e assertivas. Para ter uma frota preparada e eficiente, no mínimo, o gestor precisa ter um planejamento mensal, roteirização, ter controle de gastos com combustível, manutenção e etc.

Sabemos que levantar todos esses dados utilizando métodos convencionais seria algo impossível, e pensando na eficiência e na economia, a telemetria chega como uma saída.

Trazer as novas tecnologias para junto da gestão de frotas é algo inevitável e que se torna mais necessário a cada dia.

Qual escolher?

Tendo consciência da necessidade de um monitoramento completo, passamos agora para o próximo nível: qual forma de monitoramento escolher?

O rastreamento é uma solução que já foi muito utilizada, mas que está ficando ultrapassada, ele disponibiliza ao gestor apenas a localização atual dos veículos.

Surgindo como um aprimoramento, a Telemetria vai mais além, a tecnologia fornece informações precisas sobre como o carro está sendo dirigido, o perfil de condução do motorista e a mecânica do veículo.

Então, independente do tamanho da frota, a telemetria gera maior controle do que o rastreamento. Com essa tecnologia é possível saber a velocidade do carro, a frequência com que o motorista excede a velocidade máxima, quantas vezes houve um freada ou curva brusca, gasto com combustível e inúmeros outros eventos. Dessa forma, o gestor seleciona quais parâmetros ele precisa monitorar, podendo ter mais segurança, eficiente e qualidade no serviço prestado.

Benefícios

As vantagens de ter uma tecnologia dessa forma no gerenciamento de frotas são inúmeras. O gestor ganha tempo, rapidez e precisão das operações. Com o sistema de identificação de motoristas, é possível saber qual funcionário está em atividade, se ele está seguindo a rota certa, se há desvios, como ele está dirigindo e se o objetivo final foi concluído.

Também é possível receber as informações e analisá-las em busca de melhorias, como comparar os custos de combustível com a rodagem real de cada veículo, verificar o trajeto e apurar se a condução do motorista está sendo benéfica ou não para o veículo.

Além disso, a telemetria pode gerar a profissionalização de alguns motoristas, que cientes da eficácia da tecnologia, podem melhorar a condução do veículo, gerando mais tempo de vida útil aos veículos, menos gastos com multas, manutenção e eficiência.

E mais uma vantagem é que todas essas informações são de fácil acesso, podendo ser visualizadas por meio de aparelhos eletrônicos, como tablets e celulares. Planilhas e relatórios impressos são coisa do passado.

Os benefícios são inúmeros, como vimos acima, uma frota eficiente requer um monitoramento completo. As tecnologias tomaram conta de todas as áreas de nossas vidas, e o ramo de transportes segue para o mesmo caminho. Se adequar e introduzir tecnologias como a telemetria à frota é um investimento que só trará pontos positivos à empresa.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *