Você sabia que 90% dos acidentes de trânsito são causados por falha humana?

De acordo com a ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária) atos como excesso de velocidade, uso do celular, falta de equipamentos de segurança, uso de bebidas alcoólicas e até dirigir cansando são os principais causadores de acidentes no trânsito, gerando 90% dos incidentes.
Apenas 5% das ocorrências são em função de falha no veículo, e os outro 5% devido a condição da via.
Sabemos que para um gestor de frotas, o cuidado exigido vai além de monitorar ou rastrear os automóveis, a responsabilidade requer um controle maior. No entanto, controlar a forma como o motorista dirige é uma ideia que parece fugir do alcance dos gestores, não é mesmo?
Depende, se o supervisor trabalhar com um rastreamento superficial sim, mas, se olharmos a frente e considerarmos tecnologias como a Telemetria, essa ação se torna mais que possível.
A telemetria possibilita ao gestor maior comando sobre os veículos, sendo possível identificar o motorista e a forma de condução dele assim que liga o veículo. A partir daí, é possível ter o controle de quanto tempo o carro ficou ligado, qual a duração da viagem, qual o trajeto, se houve freada brusca, excesso de velocidade e vários outros fatores.
Assim, essa tecnologia se torna um importante ferramenta na redução de risco de acidentes, principalmente os devido à falha humana, trazendo mais segurança e economia para a frota.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *