Fazenda inteligente: como a telemetria melhora a execução de máquinas agrícolas e gera benefícios
Por Ana Clara Praxedes
Uma tecnologia muito útil e ampla, a telemetria não se restringe apenas a caminhões e carros convencionais, é também uma ótima aliada das máquinas agrícolas, capaz de intensificar os resultados obtidos no campo, gerenciar a otimização dos veículos na lavoura e tornar as fazendas mais inteligentes.
A telemetria consiste em realizar coleta e transmissão de dados à distância, permitindo que o agricultor acompanhe todo o trabalho realizado no campo, sem a necessidade de estar presente no local.
Com essa tecnologia é possível ter a análise completa na condução dos veículos e tomar decisões mais assertivas com base nos dados, aplicando ações para melhorar os resultados da produção.
Ao agregar tecnologia e agronegócio, e tornar colheita mais inteligente os produtores conseguem economizar tempo, tomar decisões mais informadas, identificar oportunidades de economia de custos e aumentar a produtividade.
Mas como a telemetria pode ser usada na lavoura?
O sistema identifica diversos fatores importantes para a melhor gestão das máquinas em campo, como a distância percorrida, a velocidade, o consumo de combustível, a temperatura e rotação do motor, também é possível acompanhar o processo de aplicação de insumos, como sementes e fertilizantes, entre outros dados.
A partir dessas informações é possível identificar qual é a condição em que a máquina está sendo operada e verificar quaisquer erros de condução, desvios de rotas e evitar problemas futuros.
É possível também diminuir custos, com as informações precisas que são recebidas pelo sistema de telemetria, é viável tomar as melhores decisões durante o processo de produção, resultando em menos custos na hora de aplicar insumos e na manutenção de equipamentos.
Além de gerar mais produtividade, com o controle total do que está acontecendo com os veículos e maquinários na lavoura e com o histórico da operação, a telemetria torna esse processo mais produtivo, possibilitando também a otimização desses dados para o planejamento de futuras safras.
Quais informações consigo coletar?
A telemetria traz inúmeras vantagens que podem ajudar o produtor em todas as etapas da produção, inclusive na coleta de dados.
Os parâmetros a serem avaliados vão variar de acordo com a necessidade da lavoura e são diversos, veja abaixo:
- consumo de combustível
- posicionamento do veículo
- velocidade máxima
- horas trabalhadas
- local de produção
- locais de parada
- velocidade instantânea
- pressão do óleo do motor
- pressão do corte de base
- rotações por minuto do equipamento
- temperatura do motor
- horas do equipamento ligado
- motor ocioso
- eficiência durante a operação
Tenha análise completa da condução dos veículos da lavoura e tome decisões melhores com base nos dados, aplicando ações para aprimorar os resultados da sua produção.
É uma ferramenta que veio otimizar os meios de produção e provar que o agronegócio é um setor inovador e em crescimento constante.
Muito interessante