Plano de incentivo para motoristas: por que criar e quais os benefícios?

Por Ana Clara Praxedes

Os desafios de gerir frotas são grandes, além da logística, administração e decisões, a gestão veicular abrange também cuidados com veículos, produtividade e um fator determinante para todos os anteriores, relacionamento com os motoristas.

Conseguir gerenciar todos os aspectos citados acima exige muito do gestor, pois, a produtividade da empresa depende do bom funcionamento da frota.

São inúmeras responsabilidades, mas, as novas tecnologias e soluções se tornam braço direito dos administradores na hora de ter maior visibilidade e aprofundamento na operação dos veículos.

Com o auxílio das soluções tecnológicas, as empresas são capazes de avaliar detalhadamente o desempenho dos motoristas, monitorando velocidade média, comportamento em curvas, forma de acelerar e frear, tempo de viagem, entre outros aspectos. E também atua de forma preventiva, pois uma boa utilização dos veículos gera maior durabilidade, menores custos com manutenção e mais segurança nos trajetos.

Uma forma de utilizar novas inteligências a favor da frota, é criar um ranking de motoristas e premiar os que se destacarem. O sistema de telemetria da Rotagyn possibilita o gestor criar esse tipo de programa dentro da empresa.

Como criar um programa de incentivo aos motoristas?

Para saber mais baixe nosso e-book explicativo de como criar um ranking de premiação para os motoristas.

Um programa de incentivo para os motoristas é perfeito para motivar os condutores da frota. A melhor forma para fazer isso é oferecer premiações que os estimulem a alcançar os melhores resultados. Mas vale lembrar que a motivação deve ser o foco principal.

Realizar esse programa pode trazer vários benefícios para a empresa, como redução de gastos com combustível, manutenção, multas e acidentes. Mas, o importante é estimular o melhor por parte dos colaboradores, dessa forma, motoristas que ficarem em colocações baixas, podem se espelhar nos colegas com bom rendimento ou receber treinamento da empresa, assim a falha é identificada e ele passa exercer o trabalho forma melhor.

Os principais passos para iniciar esse projeto são:

• Estipular quais colaboradores irão participar (apenas motoristas em tempo integral ou todo funcionário que dirigir um veículo no trabalho)
• Quais as premiações e benefícios para quem alcançar o topo. (produtos, serviços, viagens)
• Quais os critérios serão avaliados na conduta dos motoristas. (Excesso de velocidade, multas, freadas bruscas, desvio na rota etc.)

Veja a imagem de como funciona em nosso sistema:

Os pontos positivos são diversos como, redução de custos com combustível, já que o motorista estará focado em realizar o trabalho de forma séria, e isso gera uma economia considerável para empresa, pois de acordo com registros o combustível representa de 30% a 50% dos gastos totais de uma frota.

Gera também redução dos riscos nos transportes, facilidade de gerenciamento de rotas, proporcionando maior controle dos veículos, melhora no cumprimento de prazos além de otimizar o trabalho dos motoristas.

Dessa forma uma gestão de frotas moderna é um diferencial enorme diante do mercado, onde, por meio de tecnologias é possível otimizar o serviço prestado. Sair na frente em um mercado tão concorrido é importante, a telemetria e o rastreamento são grandes aliados na hora de ter um diferencial diante dos clientes.

Se interessou em aprimorar os serviços de sua frota? Entre em contato conosco.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *