Tecnologia capaz de evitar acidentes por imprudência no trânsito

Infelizmente não existe nenhuma bola de cristal que revele para o gestor operacional onde e quando vai acontecer um acidente. Porém a telemetria é uma tecnologia que diminui drasticamente incidentes por impudência na condução.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil ocupa atualmente o quinto lugar no ranking dos países com maiores índices de mortes no trânsito, e um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde apontou que os motoristas de veículos pesados correspondem a 13,2% dos óbitos em acidentes de trânsito relacionado ao trabalho, ficando atrás apenas dos motociclistas.

 

Mas afinal, quais são os prejuízos que os acidentes de trânsito podem trazer para uma empresa?

A imagem que a sociedade tem de uma instituição é um dos bens mais importantes para qualquer ramo. Uma pesquisa realizada pelo Reclame Aqui, revelou que 94% dos consumidores não consumem produtos ou serviços de empresas com má reputação. Possuir grandes índices de acidentes que colocam em risco vidas de trabalhadores, pode transparecer para a sociedade que aquela organização não se preocupa com a vida e o bem estar dos colaboradores. Esses imprevistos podem gerar boicotes, perdas de investidores, desvalorização no mercado etc. Contudo, por diversas vezes os gestores só pensam nisso quando o problema já está fora do controle e o nome da empresa já está manchado. O ideal é evitar e resolver os possíveis problemas antes que se tornem de conhecimento público e ganhe uma proporção difícil de contornar.

Quando um acidente de trânsito recebe uma repercussão nacional, como quando morrem muitos passageiros ou a carga vaza e causa danos ao meio ambiente, a imagem da empresa pode ser abalada por algum tempo aumentando ainda mais os prejuízos financeiros. Os acidentes de trânsito podem ocasionar um rombo imenso no faturamento de qualquer empresa, pois tanto o transporte de carga como de passageiros requer uma responsabilidade muito grande, que por muitas vezes apenas a experiência do motorista não é o bastante para evitar. Podemos mencionar alguns prejuízos que esses infelizes imprevistos podem trazer: Perca total ou parcial da carga, indenização de passageiros, motorista afastado por INSS, veículo recolhido pela Seguradora para conserto e a contratação ou movimentação de outro motorista para cobrir a rota. Além, é claro, de todo o estresse e insegurança que causa na equipe.

Muitos desses acidentes nas estradas são causados por imprudência ou descumprimento das leis de trânsito, ou até mesmo por questões mecânicas.

Porém já existe tecnologia capaz de reduz drasticamente esses acidentes. A telemetria foi desenvolvida justamente para monitorar o motorista durante todo o percurso, sendo capaz de emitir um aviso sonoro e até visual de possíveis erros durante a condução. Em trechos rodoviários conhecidos pela sua periculosidade, o motorista é informado imediatamente para redobrar a atenção na pista, além de outros alertas capazes de auxiliar o profissional durante todo o percurso da rota.

A telemetria é um grande aliado para evitar futuros acidentes e reduzindo também os gastos na frota.  Esta tecnologia é capaz de supervisionar quantas vezes o motorista freou de forma brusca, excedeu o limite de velocidade, realizou uma curva bruscamente e outros comandos que são monitorados durante todo o trajeto por uma central de suporte capaz de localizar e contatar o condutor caso haja necessidade. Dessa maneira, a empresa tem total controle para inspecionar quais são os melhores motoristas e aplicar treinamentos direcionados, evitando assim o custo com manutenção dos veículos e até reduzindo o consumo de combustível.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *