Como proteger os motoristas durante a pandemia?

O avanço do novo coronavírus tem evidenciado resultados expressivos na economia e deixado muitos gestores em estado de alerta em relação as medidas de higienização dos veículos para evitar a contaminação.

O setor de transportes e entregas de cargas, foi decretado pelo governo federal como serviços essenciais e não deve ser paralisado. Por isso é essencial que medidas preventivas sejam adotadas interna e externamente nos ambientes de trabalho.

O cenário atual é de muita incerteza e todos os setores são humanamente responsáveis pela prevenção da doença. Separamos algumas recomendações de higienização no que diz respeito a rotina de trabalho dos motoristas.

Acompanhe!

 

Instrua sobre a higienização dos veículos

É importante reforçar aos motoristas a importância de higienizar os veículos regularmente, tanto por dentro quando por fora. Estudos realizados pela OMS apontam que o COVID-19 pode sobreviver por dias nas superfícies. Por isso, é necessário redobrar a atenção com a limpeza interna dos veículos, higienizando muito bem os volantes, câmbios, bancos, cintos de segurança, puxadores porta luvas e os tapetes, que devem ser limpos diariamente, pois acumulam muita sujeira, poeira e restos de alimentos.

Disponibilize produtos de higiene pessoal nos veículos

Apesar de viajarem sozinhos, os motoristas estão constantemente expostos ao contágio, principalmente considerando as paradas para alimentação, banho, descanso ou atividades de carga e descarga. Disponha kits de higiene pessoal nos veículos com sabonete, álcool gel 70% e lenços umedecidos e reforce a importância do uso frequente desses produtos, principalmente ao sair e entrar no veículo. A melhor forma de prevenção é o cuidado redobrado com a higiene pessoal, utilize materiais de comunicação visual como informativos com os protocolos de higiene para reforçar a prática.

 

Oriente a circulação com as janelas abertas sempre que possível

As cabines de veículos são ambientes fechados e favorecem a circulação de partículas e a proliferação do vírus no ar. Portanto, é importante deixar o ar condicionado de lado neste momento de combate à doença e rodar com as janelas abertas para que o ar possa circular. Quando não for possível, como em dias de calor muito intenso ou de chuva, utilize o ar condicionado com os vidros entreabertos e mantenha a manutenção dos filtros de ar em dia. O sistema de ar também é um ambiente propício a proliferação de vírus e bactérias quando não higienizado de forma correta. Uma limpeza correta reduz o acúmulo de poeira e melhora a qualidade do ar que é respirado dentro do veículo.

 

Oriente também sobre a limpeza dos veículos nas trocas de turno

Como mencionado anteriormente, o COVID-19 pode se manter ativo nas superfícies por algum tempo, portanto o compartilhamento de veículos pode facilitar a transmissão da doença. Oriente os motoristas sobre a necessidade de realizar a limpeza do veículo com atenção antes de iniciar o seu turno. Disponibilize também nos veículos produtos de limpeza de superfícies em borrifadores e toalhas de papel, que devem ser descartadas de forma correta após a higienização.

 

A Organização Mundial de Saúde recomenda medidas básicas de higiene como a principal forma de prevenção contra o coronavírus:

  • Lave bem as mãos com água e sabão por no mínimo, 20 segundos, e seque com toalhas de papel descartáveis;
  • Quando não for possível lavar as mãos, higienize com álcool gel 70%;
  • Faça a higiene nasal com lenços ou toalhas descartáveis;
  • Cubra a boca e o nariz com lenços de papel ou com a dobra do braço sempre que tossir ou espirrar;
  • Evite lugares fechados e aglomerações de pessoas;

 

Atividades Home Office

Em tempos de distanciamento social, as atividades de gestão podem continuar remotamente e de forma descomplicada, sem perder a qualidade graças a tecnologia.

Trabalhamos com soluções de gerenciamento de frotas que possibilitam o acesso por meio de qualquer dispositivo e de qualquer lugar com acesso à internet, através de um desktop ou de um celular.

Esperamos que você esteja seguro. Estamos trabalhando em home office e tomando todas as medidas necessárias com a nossa equipe, considerando as recomendações da OMS e fazemos votos que tudo isso passe logo.

 

Entre em contato para conhecer mais sobre as nossas soluções:

Comercial – (62) 9 8143-3616

frederico@rotagyn.com.br

Suporte – (62) 9 95201-0866

rayani@rotagyn.com.br

Pós-venda – (62) 9 9997-3003

gustavo@rotagyn.com.br

Operacional – (62) 9 8148-2949

raphael@rotagyn.com.br

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *